ESCALA
Em um mapa, chamamos de escala cartográfica a relação entre as dimensões apresentadas no mapa e o objeto real por ele representado.
Estas dimensões devem ser sempre tomadas na mesma unidade.
A forma de representação é a seguinte:
Escala = medida no mapa : medida no objeto real
Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real.
Se quisermos indicar que cada centímetro de um mapa representa 1 metro na área real, utilizamos a escala 1:100 ou ainda 1/100. Repare que convertemos 1 metro para centímetros (100 centímetros), pois ambas as medidas precisam estar na mesma unidade.
A escala numérica, como o próprio nome sugere, é representada por uma disposição dos números em forma de fração ou razão. No numerador dessa divisão estará sempre a área do mapa (geralmente a medida mínima de 1 cm) e, no denominador, a área real equivalente. No caso do exemplo acima citado, a escala numérica expressa-se da seguinte forma:
1: 100.000
A vantagem desse tipo de escala é que ela demonstra quanto cada centímetro do mapa representa na realidade, fornecendo-nos certa noção do tamanho da área representada.
Escala gráfica é a representação visual da escala e utiliza uma linha dividida em partes iguais. Ainda seguindo o exemplo anterior, a escala gráfica seria representada em uma das seguintes formas (imagine que cada espaço possui um centímetro):
A vantagem da escala gráfica está em oferecer uma impressão visual da proporção entre o mapa e a realidade. Além disso, para ampliar o mapa, não é necessário recalcular a escala, basta ampliar a escala gráfica junto, o que torna mais fácil o seu manuseio.
